Vacinação das/os Trabalhadoras/es do SUAS

Vacinação das/os Trabalhadoras/es do SUAS


Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei nº. 1011/2020 que inclui priorização de imunização das/os profissionais

 

Vacinação das/os Trabalhadoras/es do SUAS

Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei nº. 1011/2020 que inclui priorização de imunização das/os profissionais 

 

 

1º de abril de 2021

Foi aprovado ontem (31), pela Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº. 1011/2020, com emenda proposta pelo Deputado Federal Danilo Cabral, que inclui a priorização das/os trabalhadoras/es do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no Plano Nacional de Imunização.

A vitória só foi possível porque contou com a intensa articulação e apoio de gestoras/res, trabalhadoras/res, Frentes em Defesa do SUAS, Fóruns de Trabalhadores/as e Usuários, entidades e movimentos, que mobilizaram deputadas/os ao longo do dia para conseguir a aprovação do projeto.

Apesar de alguns destaques terem ficado para votação na próxima semana, a relatora do PL, deputada Celina Leão, já contemplou o pedido para inclusão de profissionais do SUAS, das entidades e organizações de assistência social, e de conselheiras/os tutelares que prestam atendimento ao público. Em seguida o projeto irá para apreciação do Senado e, depois, será encaminhado para a sanção presidencial.

É importante ter consciência que as mobilizações devem continuar, agora, junto ao Senado Federal, de forma incisiva.

Presidente do Congemas, Elias de Sousa Oliveira, agradeceu aos/as deputados/as que votaram à favor do SUAS, em especial o deputado Danilo Cabral, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS, pelo empenho e compromisso em levar as pautas da Assistência Social ao parlamento brasileiro.

Segundo Elias, é importante continuar a lutar pela vacinação de todas/os, mas entender que no momento “a imunização significa ampliar capacidades dos/as trabalhadores/as em ofertar a proteção social nos seus espaços de trabalho, com segurança”, visto o cenário de desproteções sociais e o consequente aumento das demandas nos equipamentos socioassistenciais.

A LUTA CONTINUA, E A MOBILIZAÇÃO DEVE SER PERMANENTE!

 


“DEFENDER O SUAS É DEFENDER UMA DAS MAIORES CONQUISTAS CIVILIZATÓRIAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA.”
Elias Oliveira, Presidente do Congemas.

 

ASSISTA ao vídeo de agradecimento feito pelo presidente Elias.

 

 

Por Danielle Cantanhede