Solidariedade em Tempos de Crise: Cancelamento do Encontro do Congemas da Região Sul em Apoio ao Rio Grande do Sul

Solidariedade em Tempos de Crise: Cancelamento do Encontro do Congemas da Região Sul em Apoio ao Rio Grande do Sul

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Compartilhe este conteúdo:

Nota Pública

Cancelamento do Encontro do Congemas da Região Sul

O Colegiado Nacional de Gestoras/es Municipais de Assistência Social - Congemas, compreendendo a gravidade das circunstâncias atuais no Estado do Rio Grande do Sul, diante das enchentes severas que se estendem pela região como um dos eventos mais devastadores resultantes da crise climática. Considerando o estado de emergência e calamidade pública que mobiliza esforços de solidariedade em todo o País, assim como as previsões meteorológicas que indicam a persistência das chuvas e o potencial de agravamento da situação com a extensão das enchentes a outros municípios, nos vemos na obrigação ética de tomar a decisão diante da proximidade do Encontro Regional.

Dessa forma, informamos o cancelamento do Encontro do Congemas da Região Sul, planejado como uma das etapas preparatórias fundamentais para o Encontro Nacional do Congemas. Os Encontros têm como objetivo principal identificar desafios e potencialidades regionais para ampliar e qualificar o Sistema Único de Assistência Social. Reconhecemos que a presença e participação de todos os estados das regiões são indispensáveis para a agenda municipalista. A não participação do Rio Grande do Sul fere o princípio da identidade e solidariedade da região e do pacto federativo.

Neste momento crítico, nossa prioridade se volta para a solidariedade com o povo do Rio Grande do Sul. Lamentamos profundamente pelas vidas interrompidas e todas as perdas irreparáveis. Estamos em constante contato com as autoridades federais, especialmente o Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, para monitorar e apoiar as respostas emergenciais que visam salvar vidas, proteger os afetados e iniciar o processo de reconstrução do Estado.

Agradecemos a compreensão e reiteramos nossa solidariedade com à população atingida, gestoras/es, trabalhadoras/as e usuárias/os, do SUAS.

Força Rio Grande do Sul!

Compartilhe este conteúdo: