Setembro Amarelo


10/09-Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

 

Setembro Amarelo

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

 

 

10 de setembro de 2021

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, marcado pelo 10 de setembro, o Congemas manifesta mais uma vez apoio à campanha Setembro Amarelo, criada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), e segue com o compromisso de colaborar na divulgação de informações e ações que busquem dar visibilidade à campanha, este ano com o mote “CRIANDO ESPERANÇA POR MEIO DA AÇÃO”.

Nesse sentido, o Congemas convida todas/os/es a buscarem formas de interação, responsável, para ajudar quem se encontra em momento delicado, tendo de lidar com uma linha tênue de pensamentos que caminham para o ceifar de suas histórias.

Gostaríamos de compartilhar a orientação, simples e super válida, de perguntar sempre: TEM ALGO QUE EU POSSO FAZER PARA TE AJUDAR?

Afinal, o importante mesmo é poder colaborar e ajudar no enfrentamento da situação. Você pode não saber ou entender os motivos para alguém pensar em tirar a prórpia vida, mas é possível que pessoas ao seu redor já tenham tido alguma reflexão neste sentido. De acordo com estudo realizado pela Unicamp, 17% da população brasileira pensou em suicídio em determinado tempo, desses, 4,8% chegaram a fazer um plano a fim de executar a ação. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.

Hoje em dia ainda existe certo tabu para conversar sobre o suicídio, mas ele já não é tão forte. Campanhas nacionais e internacionais de prevenção tornaram possível falar abertamente sobre o assunto. Agora, informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, possibilitando que as pessoas tenham acesso a diversos conteúdos preventivos.

Para o Setembro Amarelo, ter conhecimento sobre as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio.

Então não se esqueça, se precisar conversar é só ligar de forma gratuita para 188 (CVV) ou indicar o número para quem você sentir que precisa, funciona 24 horas. O e-mail setembroamarelo@cvv.org.br e o chat no site www.cvv.org.br, também são contatos para apoio de quem precisar falar.



Mais informações: https://www.setembroamarelo.org.br