Reunião Trimestral do CNAS com os CEAS e o CAS/DF

Reunião Trimestral do CNAS com os CEAS e o CAS/DF


Colegiado defendeu realização das Conferências de Assistência Social

Congemas participa de Reunião Trimestral do CNAS com os CEAS e o CAS/DF

Colegiado defendeu realização das Conferências de Assistência Social

 

 

8 de junho de 2021

O Presidente do Congemas, Elias de Sousa Oliveira, participou, na parte da manhã, da Reunião Trimestral do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), com os Conselhos Estaduais de Assistência Social (CEAS) e o Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS/DF), realizada ontem (7), através de plataforma virtual transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do CNAS, onde expôs o posicionamento do Colegiado Nacional a favor da realização das Conferências de Assistência Social.

Aldenora Gomes González, vice-presidenta do CNAS, comentou sobre a colocação de que alguns municípios “não teriam interesse em fazer as conferências, em virtude de estarem preocupados com a pandemia”, e lembrou sobre o momento vivenciado “em que a política precisa ser avaliada principalmente por estar em um período de pandemia, onde a vulnerabilidade está muito alta, onde muitas pessoas estão passando fome, onde muitas pessoas precisam dos equipamentos abertos para serem atendidos.”.

Segundo o presidente Elias, para além de avaliar, também é importante a realização das conferências de assistência social para a consolidação dos pilares fundamentais da política. “Nós temos dito o tempo todo que no processo de construção, de reafirmação e fortalecimento do SUAS, nós sempre estamos dispostos ao diálogo. O que não estamos dispostos e não abrimos mão é dos princípios, das diretrizes que estruturam os pilares fundamentais desta política e o processo conferencial, sem sombra de dúvidas, é um deles.”, afirmou.

Ieda Castro, representante do Congemas na Comissão Organizadora das Conferências de Assistência Social e no CNAS, fez a apresentação do INFORME CNAS n.01/2021, com Orientações temáticas e organizativas para as Conferências Municipais de Assistência Social de 2021.

Castro, que também é presidenta do Coegemas Ceará, reconheceu a preocupação com a viabilização do acesso de usuárias/os e trabalhadoras/es nas conferências e defendeu estratégias de articulação com as prefeituras, na aquisição de internet de qualidade, ou mesmo na organização de pontos estratégicos de acesso.

A conselheira ainda destacou o engajamento do Congemas e Coegemas para estimular e garantir que os municípios realizem as conferências e reforçou a fala sobre a necessidade de entendimento do conceito da Assistência Social como Política de Proteção Social, não contributiva, que serve a todos, conforme sua necessidade de acolhimento.

Confira, abaixo, trecho da fala da conselheira Ieda Castro:

 

ANOTE NA AGENDA!

De 07 a 11 de junho o CNAS desenvolve uma programação voltada, especialmente, ao debate sobre as conferências, fique por dentro!

 

07 de Junho: Reunião Trimestral do CNAS com os CEAS e o CAS/DF

Horário: 09h30 às 18h

Programação da Reunião Trimestral do CNAS: https://www.blogcnas.com/reunioes-trimestrais

 

09 de junho: Reunião Descentralizada e Ampliada do CNAS

Horário: 09h às 12h

Programação da Reunião Descentralizada e Ampliada do CNAS: https://www.blogcnas.com/reunioes-descentralizadas

 

10 de junho: Reunião Descentralizada e Ampliada do CNAS

Horário: 09h às 12h

Programação da Reunião Descentralizada e Ampliada do CNAS: https://www.blogcnas.com/reunioes-descentralizadas

 

11 de junho: 297ª Reunião Ordinária do CNAS

Horário: 09h30 às 18h

Pauta da 297ª Reunião Ordinária do CNAS: https://www.blogcnas.com/reunioes-ordinarias-pautas

 

Todas as Reuniões são acessíveis em Libras e serão transmitidas AO VIVO pelo canal do CNAS no Youtube: www.youtube.com/user/canalcnas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Danielle Cantanhede