PROJETO SUAS EM NÚMEROS

PROJETO SUAS EM NÚMEROS


PORTAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL: Proteção Social e Financiamento Público

PROJETO SUAS EM NÚMEROS

PORTAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL: Proteção Social e Financiamento Público

 

21 de janeiro de 2021 (atualizada 29/01)

O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), em parceria com a PUC do Paraná, e com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios e do Itaú Social, está implantando o projeto SUAS EM NÚMEROS - PORTAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL: Proteção Social e Financiamento Público.

A primeira fase do projeto conta com a realização de pesquisa voltada para municípios selecionados através de critérios estatísticos e técnicos. É importante que prefeitos/as e gestores/as de Assistência Social verifiquem se receberam o formulário eletrônico para preenchimento, encaminhado apenas para os municípios selecionados. A pesquisa deverá ser respondida até o dia 13 de fevereiro. (prazo de 29/01 foi prorrogado)

O projeto representa a oportunidade inédita de mapear junto aos municípios brasileiros, as condições de Proteção e Desproteção na Assistência Social, o que inclui os impactos da Covid19.

 

PORTAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Por meio da Portal da Assistência Social no Brasil, será possível conhecer e avaliar a cobertura de serviços e benefícios financiados exclusivamente pelos municípios; o grau de compromisso dos estados e do governo federal quanto ao financiamento público; as tendências regionais e locais quanto ao custo dos serviços e benefícios prestados à população.

A intenção é identificar os impactos do chamado teto dos gastos na Assistência Social, e os avanços necessários para garantir proteção social à população brasileira. O Congemas ressalta a importância da participação de todes para dar maior visibilidade às demandas e às realidades vivenciadas nas cidades.

A sustentabilidade do Sistema Único de Assistência Social depende de financiamento público, de participação social e de cooperação entre os governos federal, estaduais e municipais.

É preciso fortalecer o Direito à Assistência Social, o SUAS, por cidades inclusivas, justas e humanas.

 

ASSISTA VÍDEO DE DIVULGAÇÃO.

 

CONFIRA!

LISTA DE MUNICÍPIOS SELECIONADOS – PESQUISA SUAS EM NÚMEROS (consulte aqui se seu município foi selecionado para responder a pesquisa).

 

TUTORIAL DA PESQUISA “SUAS EM NÚMEROS”.

 

FORMULÁRIO ELETRÔNICO 

OBS: Apenas os municípios selecionados, que estão na amostra, conseguirão responder o formulário eletrônico.