DE OLHO NA
      VI CONFERÊNCIA
 DE OLHO NO
   X ENCONTRO NACIONAL
   DE OLHO NA NOTÍCIA
   QUEM SOMOS
O que é CONGEMAS
Estatuto
Regimento Interno
Instâncias Deliberativas
   EQUIPE
Diretoria Executiva
Proposta Atual de Gestão
   EVENTOS
Calendário
Centro de Memória Virtual
   PUBLICAÇÕES
   LEIS
ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente
LOAS - Lei Orgânica da Assistência Social
Legislação
NOB
    CODIGO DE ÉTICA DO
      CNAS
   PROGRAMAS
     NACIONAIS
   LISTA DE
    CONSELHEIROS
   LINKS
   CADASTRO
   FALE CONOSCO
   HOME









CENTRO DE MEMÓRIA VIRTUAL

Prêmio Culturas Populares - Edição mestra Dona Izabel


SID/MinC lança premiação que homenageia a artesã ceramista do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, divulgou o lançamento do Prêmio Culturas Populares 2009 - Edição Mestra Dona Izabel, Artesã Ceramista do Vale do Jequitinhonha. O Edital nº 5 foi publicado nesta quarta-feira, 15 de julho, no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 10 e 11).

As inscrições estarão abertas até 28 de agosto. Ao todo, serão contempladas 195 iniciativas, que receberão prêmios no valor de R$ 10 mil. A premiação será dividida em duas categorias: Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres e Grupos e Comunidades Tradicionais. Este é o quarto edital lançado pelo MinC para destacar trabalhos relacionados às manifestações da cultura popular no país.

“Queremos homenagear todas as expressões das culturas tradicionais que fazem parte da nossa diversidade cultural”, afirma o secretário Américo Córdula. Ele ressaltou a importância da contribuição de outras instituições, como Secretarias de Cultura e ONGs, e o envolvimento de articuladores, pequisadores, universitários, dentre outros, para que a iniciativa alcance todas as regiões brasileiras.

Como nas edições anteriores, o Prêmio Culturas Populares reconhece mais um grande nome das artes tradicionais do país: Izabel Mendes da Cunha, uma inspirada artesã de Santana do Araçaí, em Minas Gerais.

Com 85 anos de idade, Dona Izabel, como é mais conhecida, ficou famosa por ser a criadora das populares noivas de cerâmica, forma de expressão que fez escola no Vale do Jequitinhonha, onde até hoje ela continua ensinando e fazendo suas bonecas de barro.

Veja AQUI o Edital



SEPN 506 - Bloco C - Loja 34 A - Mezanino
Brasília / DF - CEP.: 70.740-503
Telefone/Fax: (61) 3347-4188