Dia Nacional da Consciência Negra 21/11/22

Dia Nacional da Consciência Negra 21/11/22


Dia Nacional da Consciência Negra

 

 

21 de novembro de 2022

ONTEM, 20 DE NOVEMBRO, foi comemorado o DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, um dia reservado a reflexão e celebração da resistência dos povos africanos no Brasil, de destacar a importância daqueles/as que lutaram e lutam pelo direto de existir do povo negro, contra a discriminação racial, pela liberdade e respeito aos seus corpos, cultura e religiões.

A data lembra a morte, em 1695, de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo de resistência da escravidão no Brasil. Foi instituída durante o governo de Dilma Rousseff, através da Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

Para entendermos o presente é preciso reconhecermos o nosso passado de 388 anos de escravidão e, por isso, o Congemas defende a desconstrução do racismo estrutural e institucional no Brasil a partir do envolvimento da sociedade, líderes e governos com a discussão e desenvolvimento de ações cotidianas de combate ao racismo e as diversas formas de violências imputadas àquelas/es que carregam consigo traços da ancestralidade do povo negro.

O Congemas reafirma a necessidade de investimento em políticas públicas que possibilitem maior inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho, em cargos diretivos, em espaços acadêmicos, em espaços de comandos, na construção de saberes, para real reparação histórica e enfrentamento do preconceito e desigualdades sociais.

“Para que a discussão se amplie é fundamental compreender que estamos em um lugar de tratamento diferente. É preciso reconhecer o racismo.”
Marielle Franco