Congemas participa de Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores do SUAS

Congemas participa de Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores do SUAS


Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores do SUAS

 

Congemas participa de Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores do SUAS

 

11 de abril 2022

O presidente do Congemas, Elias Oliveira, foi um dos convidados do Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores do SUAS, realizado de 6 a 8 de abril em Florianópolis/SC.

No segundo dia do evento discorreu sobre o tema “A Política de Assistência Social no Contexto dos Municípios Brasileiros: avanços e desafios nestes 16 anos de SUAS!”, juntamente com Janice Merigo, assessora em Políticas Públicas da FECAM.

O presidente falou sobre o reconhecimento, para fortalecimento, de todos/as trabalhadores/as do SUAS, independente do cargo ou local de atuação, e criticou comparações que visam rebaixar profissionais e/ou colaboradores presentes na rede socioassistencial. “O que nós temos são níveis de responsabilidades diferenciadas dentro de uma política que tem uma estrutura de sistema. Tem para cada um de nós requisições sócio profissionais de acordo com o nosso percurso/ processo formativo”.

Aprovação da PEC 383/2017 (PEC DO SUAS) teve destaque na fala do presidente Elias, que reforçou sua importância para um financiamento mínimo e regular do SUAS.

De acordo com Janice Merigo, “a Assistência Social convivia com um subfinanciamento, o qual hoje se caracteriza como um desfinanciamento, com redução significativa no repasse aos Municípios Brasileiros. O que justifica a necessidade urgente da aprovação da PEC 383/3017.”, afirmou.

Segundo informações do relator da PEC e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS, deputado federal Danilo Cabral (PSB/PE), em articulação com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP/AL), a proposta deve entrar em votação na Casa este mês (abril) e precisa de 308 votos para seguir tramitação.

A vigilância socioassistencial dentro das gestões e o desfinanciamento do SUAS foram pontos que tiveram destaque durante o evento, tidos como fundamentais para continuidade do trabalho na Assistência Social.

O vice-presidente Regional Centro-Oeste do Congemas, Alexandre Ohara, considerou o momento valioso, com trocas de experiências significativas entre os diversos municípios brasileiros, “principalmente pelas realidades que cada território tem!”.

Na visão de Hellen Ferreira, secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência de Cuiabá, “relembrar a conjuntura histórica da política nos faz valorizar ainda mais onde estamos e refletir sobre onde queremos chegar”.

Márcia Lopes, nome de referência da Assistência Social, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, também participou do Congresso. Ministrou, no primeiro dia do congresso, Palestra Magna sobre "Políticas Socias em Tempos de Pandemia".

Os/as participantes do Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores do SUAS aprovaram Manifesto em Defesa da Aprovação da PEC 383/2017, onde divulgam “total apoio e apelo a aprovação da PEC 383/2017, reforçando os movimentos nacionais realizados pelo CONGEMAS, entidade que representa os Gestores desta importante política pública, FONSEAS, Frente Nacional em Defesa do SUAS, que garante proteção social aos Brasileiro mais vulneráveis.”.

 

Confira o manifesto e assinaturas.

Saiba mais sobre a PEC do SUAS.

 

Fotos compartilhadas com o Congemas: