Congemas participa de abertura da 12ª CNAS

Congemas participa de abertura da 12ª CNAS


Presidente do Congemas fala na abertura da 12ª Conferência Nacional de Assistência Social

Congemas participa de abertura da 12ª Conferência Nacional de Assistência Social

Presidente do Congemas fala na abertura da 12ª CNAS

 

 

15 de dezembro de 2021

Confira o momento de fala do presidente do Congemas, Elias Oliveira, no ato em comemoração aos 28 anos da LOAS, durante solenidade de abertura da 12ª Conferência Nacional de Assistência Social, realizada na manhã de hoje (15).

Elias destacou o agravamento das vulnerabilidades sociais e das violações de direitos com a chegada da pandemia. Fez críticas a reforma trabalhista e a imposição da Emenda Constitucional nº 95/16 (teto dos gastos), devido aos impactos negativos na vida da população usuária e das gestões da política de Assistência Social.

O presidente chamou atenção para o desgaste provocado pela política econômica adotada pelo governo, neoliberal, a qual só prioriza o mercado financeiro.

“A pandemia escancarou a falência do neoliberalismo, deste estado a serviço do mercado financeiro. Explicitou a relação entre racismo estrutural, desigualdade de gênero, desigualdade social e demandas por proteção social. Uma das principais lições aprendidas na pandemia é que não podemos abrir mão de um sistema de proteção social universal, amplo e democrático. Não podemos abrir mão do SUS que salva vidas, da educação pública de qualidade, do SUAS fortalecido que protege, das demais políticas sociais que integradas produzem bem-estar, bem-estar social nas cidades e promovem o desenvolvimento humano. Temos convicção da necessidade de uma nova política econômica aliada a uma política social, com resultados positivos na redução das desigualdades, que supõe o fundo público, o pacto federativo e reformas estruturantes.” avaliou o presidente Elias.

Assista, na íntegra, a fala do presidente do Congemas na abertura da 12ª CNAS.

 

Assista transmissão completa do 1ª dia da Conferência Nacioanal pelo canal do CNAS no Youtube.