Congemas participa da 1ª Aula Magna do Saberes SUAS

Congemas participa da 1ª Aula Magna do Saberes SUAS


Vice-presidente avalia a iniciativa de forma positiva, mas destaca importância do Capacita SUAS

Congemas participa da 1ª Aula Magna do Saberes SUAS

Vice-presidente avalia a iniciativa de forma positiva, mas destaca importância do Capacita SUAS

 

29 de abril de 2022

Valdiosmar Santos, vice-presidente do Congemas, representou o Colegiado Nacional e as gestões municipais na abertura da 1ª Aula Magna: Emergência e Calamidades, da Ação Estratégica de Educação Permanente na Construção de Conteúdos e Saberes para o Sistema Único de Assistência Social – Saberes SUAS.

Para o gestor municipal de Lagarto/SE, a iniciativa é positiva e deve ir além do atendimento dos/as profissionais do SUAS, uma vez que usuários/as se tornam representantes da política e dão voz à luta da Assistência Social nos conselhos municipais.

Ressaltou a importância de dar continuidade ao Capacita SUAS para atingir metas e oportunizar aos gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social o acesso à qualificação, aos conhecimentos, aos conteúdos atualizados, desenvolvendo habilidades e atitudes essenciais ao desempenho de suas funções legais, e de fazer a escuta daqueles/as que demandam a rede socioassistencial, com o objetivo de elaborar a construção do Saber de forma a atender as reais necessidades dos/as que se utilizarão das aulas.

A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) passou um vídeo explicativo onde apresenta um breve histórico da educação permanente no Brasil, a concepção do Saberes SUAS e seu compromisso com a Educação Permanente do SUAS.

É importante esclarecer que o Saberes SUAS não faz parte do Capacita SUAS, sendo uma ação complementar realizada gela gestão federal, com foco em cursos EAD (Educação à distância), como forma de ampliar o acesso de trabalhadores/as, gestores/as à educação permanente.

Segundo informações da SNAS, serão ofertados dois cursos de Formação Básica no SUAS, com o objetivo de capacitar nove mil profissionais. Um curso será direcionado aos profissionais atuantes em funções de NÍVEL MÉDIO, com 4.500 vagas, e outro aos profissionais atuantes em funções de NÍVEL SUPERIOR, também com 4.500 vagas.

Os cursos fazem parte de uma parceria entre a SNAS/SEDS/MC e a Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina (SEAD/UFSC).

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e veja trecho da fala do vice-presidente do Congemas, Valdiosmar Vieira Santos.

 

Para conhecer mais detalhes dos cursos acesse:

https://fbsuas-snas.ufsc.br/inscricao/index.html

 

Assista como foi a transmissão completa da 1ª Aula Magna pelo link:

https://youtu.be/qU_ilVmHqIg

 

Por Danielle Cantanhede