Congemas e Coegemas/BA encontram Ministro da Cidadania

Congemas e Coegemas/BA encontram Ministro da Cidadania


Congemas e Coegemas/BA têm agenda com Ministro João Roma

 

Congemas e Coegemas Bahia têm agenda com Ministro da Cidadania

Participação dos Colegiados é uma das estratégias para dar continuidade na agenda de lutas em defesa do SUAS

 

02 de junho de 2021

O vice-presidente do Congemas, Valdiosmar Vieira, participou, na tarde de ontem (1/6), em Brasília, juntamente com a presidenta do Coegemas Bahia, Ediana Dourado, e da secretária municipal de Assistência Social de Capim Grosso/BA, Hosana Ferreira, de agenda com o Ministro da Cidadania, João Roma.

A reunião foi possibilitada através da mediação do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito de Jequié/BA, Zé Cocá.

A participação dos Colegiados é uma das estratégias para dar continuidade na agenda de lutas do Congemas, que inclui articulação e incidência política com autoridades e parlamentares, na defesa e visibilidade das lutas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Foram levados à pauta assuntos como: a inclusão de trabalhadores/as do SUAS no Plano Nacional de Imunização; recomposição do orçamento da Assistência Social; fortalecimento do Cadastro Único de forma Tripartite; esclarecimentos quanto a Ação de Distribuição de Alimentos – ADA; proposta de desenvolvimento de capacitação conjunta com a UPB para os/as gestores/as municipais de Assistência Social; e retorno dos repasses das parcelas IGD-SUAS e AEPETI.

Segundo o vice-presidente do Congemas, a agenda serviu como oportunidade, mais uma vez, de visibilizar as lutas defendidas pelo SUAS e de reforçar a mobilização em torno da recomposição orçamentária da Assistência Social e da imunização de trabalhadores/as que atuam no SUAS.

O prefeito Zé Cocá, considerou positiva a reunião pela receptividade do ministro. “Ele se comprometeu a fazer os encaminhamentos para atender a todos os nossos pleitos”, avaliou o presidente da UPB. 

Com relação a pauta orçamentária, Valdiosmar Vieira, que também é presidente do Coegemas Sergipe, disse que o sentimento é de esperança pela postura de empenho colocada por João Roma. “Fiquei esperançoso que haja um empenho do ministro da Cidadania para resolver, o quanto antes, esse problema que atinge frontalmente o SUAS, o desfinanciamento”, e revelou que Roma terá encontro com o ministro da Economia, Paulo Guedes, onde discutirá a pauta.

Para a inclusão de trabalhadores/as do SUAS no Plano Nacional de Imunização, João Roma afirmou reconhecer a importância da ação e informou sobre as tratativas iniciadas com o Ministério da Saúde, como o envio de documentação oficial e o agendamento de reunião para a data de hoje (2/6).

Questionado sobre as alterações do Cadastro Único, o ministro da Cidadania se comprometeu, novamente, não fazer mudanças sem a discussão com os municípios.

 

 

 

Por Danielle Cantanhede

Com informações da UPB, Coegemas Sergipe e Coegemas Bahia.